Desmitificando Blockchain

Yuri Lima
2 min readAug 13, 2021

Por incrível que pareça o #blockchain existe desde 1983, mesmo existindo a quase 40 anos até pouco tempo ela ainda era uma #tecnologia pouco difundida e sem uso.

Mas isso tem mudado, no ano 2008 quando um artigo publicado por uma pessoa anônima que se auto denominou Satoshi Nakamoto, propôs um sistema de trocas financeiras que funciona sem o intermédio de instruções o conceito começou a tomar forma rapidamente, no ano seguinte foi lançado o primeiro sistema de #Bitcoin, mas a primeira transação foi ocorrer apenas em 2010 quando Laszlo Hanyecz comprou 2 pizzas por um total de 10mil #criptomoedas.

Ok, mas por que precisamos disso? Qual a lógica por trás do blockchain e o que podemos extrair deles?

Como funciona o blockchain?

Vamos pensar no seguinte cenário, você tem uma nota de 10 reais e vai dar essa nota para um amigo, com uma nota impressa temos a segurança que ao entregar a nota o valor dela é transferido junto com o papel físico para o outro, afinal se pensarmos em transferência de informações por meios tecnológicos é exatamente assim que acontece, enviamos um e-mail e ficamos com o original, enviamos uma imagem e ficamos com a original, no mundo digital os bancos se encarregam de controlar e validar as transações.

O blockchain serve justamente para acabar com esse problema, pois ele trabalha de tal maneira que a cada transação o token que é transferido sofre alterações e precisam ser validadas em diversos outros servidores impedindo que o proprietário original tenha acesso mas garantindo a integridade e rastreabilidade do que foi enviado. Além disso cada pessoa tem o seu ID único que permite que ele acesse as informações e seus conteúdos de forma anônima caso necessário.

Possíveis usos

Pensando na segurança da tecnologia e dados que estruturam o blockchain poderíamos pensar em diversos usos para eles, abaixo alguns exemplos do que já está ou pode ser implementado em um futuro próximo.

Financeiro: conforme falado no inicio desse texto as criptomoedas já são uma realidade a cotação do Bitcoin subiu de 60 mil reais para 232 mil em apenas 12 meses.

Educação: com o uso da tecnologia tanto instituições quando alunos poderiam ter o histórico escolar e evolução completa de treinamentos e avaliações criando um currículo auditavel e validado pelas instituições de formas muito mais seguras.

Documentos: uma das grandes oportunidades seria a validação de documentos, escrituras, clrv, procurações o blockchain se bem aplicado pelos governos poderia acabar com os cartórios.

O que iniciou a pouco mais de uma década atrás com a venda de 2 pizzas está caminhando para ser tornar um negócio de 175 bilhões de dólares até 2025 e segundo o Gartner pode chegar a mais de 3 trilhões em 2030.

--

--